Arcanjo Miguel X Jesus Cristo - Daniel 10-13-21, 12:1

1 comentário
quinta-feira, 22 de agosto de 2013 By Unknown




"...E eis que veio ajudar-me Miguel, um dos mais destacados príncipes . ...Miguel, vosso príncipe... E durante esse tempo pôr-se-á de pé Miguel, o grande príncipe que está de pé a favor de teu povo." (Daniel 10-13-21, 12:1, Tradução do Novo Mundo)

A Sociedade Torre de Vigia ensina às testemunhas de Jeová que Jesus era meramente um anjo, que nasceu como um ser humano, morreu como um sacrifício pelo pecado, e ressurgiu como um anjo uma vez mais. Elas se referem a ele como:

"Jesus Cristo, que nós entendemos das Escrituras Sagradas ser o arcanjo Miguel" (A Sentinela, 15/02/79, p.31, edição norte-americana). 

Mas é realmente isto o que a Bíblia ensina? Ou, antes, é isto um ensinamento que os líderes da Torre de Vigia sobrepõem às Escrituras?

A Palavra inspirada de Deus menciona Miguel cinco vezes como: 

(1) "um dos mais destacados príncipes" (Dan. 10:13, Tradução do Novo Mundo); 
(2) "vosso príncipe"[do povo de Daniel];  
(3) "o grande príncipe que está de pé a favor dos filhos de teu povo"[povo de Daniel] (Dan. 12:1, Tradução do Novo Mundo); 
(4) "o arcanjo" que "teve uma controvérsia com o Diabo e disputava o corpo de Moisés, não se atreveu a lançar um julgamento contra ele em termos ultrajantes" (Jud. 9, Tradução do Novo Mundo); e  
(5) um participante do conflito celestial quando "Miguel e seus anjos batalhavam contra o dragão" (Rev.[Apocalipse] 12:7, Tradução do Novo Mundo). 

Qual destes versículos afirma que Miguel é Jesus Cristo? Nenhum deles! É necessário ler as Escrituras e mais um complicado argumento das testemunhas de Jeová para se chegar a esta conclusão.

A Sociedade Torre de Vigia também procura sustentação em outro versículo que não usa o nome de Miguel, mas diz: 

"Porque o próprio Senhor descerá do céu com uma chamada dominante, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus" (1 Tess.4:16, Tradução do Novo Mundo). 

Mas, se usar a voz do arcanjo faz de Deus um arcanjo, então ter a trombeta de Deus faz do arcanjo Deus - embora os líderes da Torre de Vigia mencionem apenas a primeira parte do versículo.

A Bíblia ensina em algum lugar que Jesus Cristo é um mero anjo? Ao contrário, o primeiro capítulo de Hebreus foi escrito, em sua totalidade, para demonstrar a superioridade do Filho de Deus comparado aos anjos. Versículo após versículo contrasta os anjos com:

"...Pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E outra vez, ao introduzir no mundo o primogénito, diz E todos os anjos de Deus o adorem. Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. E: tu, Senhor, no princípio fundaste a terra..." (Heb. 1:2-8,10).

O Filho é o "reflexo" da glória do pai e a "exata" representação de seu próprio ser, e sustentando todas as coisas pela palavra de seu poder - algo que nenhum anjo poderia fazer no mesmo segundo - a tradução da Torre de Vigia de Hebreus 1:3 (Tradução do Novo Mundo).

Além disso, os anjos bons se recusam veementemente a aceitar adoração. Quando o apóstolo João se prostrou aos pés do anjo para o adorar, o anjo o repreendeu dizendo: 

"Toma cuidado! Não faças isso! Adora a Deus" (Rev. [Apocalipse] 22:8,9, Tradução do Novo Mundo). 

Mas o mandamento do Pai aos anjos a respeito do Filho é: 

"E todos os anjos de Deus o adorem" (Heb. 1:6, Tradução do Novo Mundo, 1961).

Em edições mais recentes, a Sociedade Torre de Vigia mudou a palavra"adorem" para "reverenciem" em Hebreus 1:6. Ainda assim, a despeito de como a palavra é traduzida, a mesma palavra grega proskuneo é usada tanto em Apocalipse 22:8,9 e Hebreus 1:6. A proskuneo (adoração ou obediência) que os anjos se recusam a aceitar, mas dizem que é devida apenas a Deus, é a mesmaproskuneo (adoração ou obediência) que o Pai ordena aos anjos que seja prestada ao Filho em Hebreus 1:6. Assim, o Filho não pode ser um anjo, ele é Deus. (Veja as considerações sobre Hebreus 1:6)

As pessoas que deixam de seguir a Sociedade Torre de Vigia, e começam a seguir a Jesus Cristo, logo percebem que ele não é meramente um anjo. Esta compreensão é importante para que elas "honrem o Filho, assim como honram o Pai" (João 5:23, Tradução ,do Novo Mundo).

(Veja também os comentários sobre Isaías 9:6João 1:120:28Colossenses 1:15Apocalipse 1:7,83:14.)

As Testemunhas de Jeová Refutadas Versículo por Versículo - 
David A. Reed

Postagens Relacionadas

Um comentário:

Apresentação

Este blog foi criado segundo a perspectiva de 2Pe 3.15-16 - É um blog para todas as pessoas que têm alguma dúvida sobre algum texto bíblico; e queira discutir de um modo saudável o seu ponto de vista.

Proudly Powered by Blogger.